Citizen Kane: o melhor filme da história dos EUA

Junho 21, 2007 às 10:09 pm | Publicado em Cinema, Clássicos, Notícias | 5 comentários

welles_citizenkane_2.jpg

Tantas horas passadas na companhia de Charles Foster Kane e da sua “Declaração de Princípios” enquanto fazia a minha abençoada (ou não) tese…

Um painel de críticos, historiadores e especialistas criaram uma lista para atribuir classificações aos melhores filmes de todos os tempos.

O filme de Orson Welles conseguiu, pela segunda vez nesta década, ficar na posição de topo.

De entre a lista, há apenas quatro lançados na última década: o meu adorado O Senhor dos Anéis: a Irmandade do Anel; o fabuloso conflito de Spielberg, Saving Private Ryan; a catapulta de Shyamalan, O Sexto Sentido e, com este que aí vem tenho de discordar, Titanic.

Anúncios

5 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Também não concordo com Titanic nessa lista. Em que site posso ver os restantes títulos? Gracias

  2. Tens de te registar mas podes fazer o download neste site: 🙂

    http://connect.afi.com/site/PageServer?pagename=100YearsList

  3. Estas coisas das listas deixa-me sempre curioso. Pelo nome a Inês já deve ter percebido que o meu favorito, apesar de gostar da maioria deles, é o #35. Qual é que a Inês elegeria para #1? Vá lá, só vale escolher um.

  4. Peço desculpa pela resposta tardia mas andei por outras bandas. 🙂
    Tenho uma certa dificuldade em resumir escolhas e atribuir classificações já que pendo para demasiados lados no que diz respeito a filmes preferidos.
    No entanto, vou tentar responder à pergunta.
    Tenho uma ligação muito próxima com Citizen Kane já que passei uns bons meses a estudá-lo para a minha tese de licenciatura. Embora, no fim tenha chegado a uma relação de amor/ódio com a obra de Orson Welles, tenho de admitir que vai ser sempre um dos meus filmes de topo.
    Apesar de apoiar a escolha para primeiro lugar, era rapariga para colocar no lugar cimeiro os números 8 (Schindler’s List), 50 (Lord of the Rings, porque sou uma aficcionada inveterada), 70 (A Clockwork Orange), 92 (Goodfellas)e 94 (Pulp Fiction.
    Peço desculpa por ter ignorado a condição mas é mais forte do que eu. 😉

    Cumprimentos, Alvy!

  5. Inês, dois apontamentos. É verdade que não respeitou a condição mas, como respondeu no seu estaminé, não tem mal. Aqui é a Inês é que dita as regras. Fosse ali no blog, tinhamos o caldo entornado… Agora, até podia ter dito 20, que não tinha mal nenhum. A curiosidade era mesmo saber que titulo(s) é que elegeria. Depois de já ter lido comentários seus no blog da revista, mas sobretudo no do Nuno Markl (que também visito) achei que seria interessante tentar saber um pouco mais sobre os seus gostos cinematográficos. E, sim senhor, óptimas escolhas. Partilho o fanatismo (palavra forte, mas que se aplica no meu caso) pelo Senhor dos Aneis e Pulp Fiction. Contudo, em confidência lhe digo que A Lista de Schindler… Bom, digamos que é um bom filme. Cumprimentos!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: