As minhas ideias sobre Ocean’s 13

Junho 6, 2007 às 8:43 pm | Publicado em Cinema, Estreias, Notícias | Deixe um comentário

Teci hoje, no local do costume, algumas considerações sobre o último de Soderbergh. Cá estão:

” «O gang mais cool de sempre» foi a expressão que se tornou um lugar comum depois de Ocean’s Eleven.
O caminho foi tripartido. Começámos no número onze, equilibrado e imponente, fomos até ao doze, conta que já deixava perceber alguma insegurança e, por fim, eis que chegamos ao número treze, símbolo de azar e causador de medos. Aqui, m
edo não há mas, tendo o azar contribuído ou não, Ocean’s 13 perdeu o brilho que outrora o gang com um estatuto tão divino chegara a ter.

Danny Ocean e a sua família de patifes regressaram, uma última vez, para vigarizar com o estilo que sempre impuseram. As camisas de seda, os fatos caros e os passos subtis a que nos habituaram estão lá, de volta para esta terceira parte. Contudo, nem o passeio de estrelas e a boa técnica de câmara chegam para suportar um argumento que, desta feita, se rege apenas e visivelmente por interesses comerciais. Provavelmente, em parte, também estará subordinado ao espírito de pura despreocupação com que o elenco arrancou para a aventura. O gang aceitou o convite em tom de diversão mas não conseguiu divertir assim tanto.

A equipa que sempre se moveu por vingança, de uma forma de outra, continua a seguir a mesma linha de força mas, desta vez, tudo se resume ao assalto. Nada mais foi idealizado para que outros pontos de interesse prendessem o espectador. O enredo não foge muito ao que já nos tinha sido apresentado antes mas, como devido, aqui fica delineado.

É apenas por uma razão que o grupo ataca de novo. Se quisermos pensar melhor talvez seja por dois motivos: para defender um dos seus e para arrecadar o lucro do ajuste de contas que, como seria de esperar, ganha forma num megalómano e engendrado assalto.

O novo vilão, Al Pacino, tem nome de instituição bancária (Willy Bank) mas é um ganancioso dono de vários hotéis/casino. Este novo inimigo comete o erro de ludibriar Reuben, um dos membros do clã Ocean, e, por essa razão, as consequências abatem-se sobre si. O plano mirabolante conjuga, novamente, os talentos de cada uma das partes e acrescenta a ajuda de um aliado de pouca confiança: Terry Benedict.

Quanto ao escape feminino, ele chega na pele de Ellen Barkin, a meticulosa assistente do magnata malévolo sempre de cabelo arrumado, roupa sem rugas e pose aristocrata. No que diz respeito à ausência das anteriores presenças do sexo feminino (Julia Roberts e Catherine Zeta Jones), essa é justificada da forma mais apressada com um simples «esta não é a guerra delas».

Ocean’s 13 continua a ter uma boa cinematografia, alguns bons cenários e a forma tão típica com que Soderbergh filma. Esses são os seus trunfos. Quanto à história, perdeu o humor de classe e seguiu um rumo cómico mais “fácil” no qual os protagonistas já não conseguem fazer rir como antigamente. O enredo é desconectado e perde pela compartimentação que acaba por fazer com que não reconheçamos um fio condutor consistente e, em última análise, com que nos aborreçamos ao tentar seguir as partes mal ligadas. O argumento é o roubo e tudo o resto são complementos caídos do céu sem grande nexo.

São todos bons actores, sim, mas aqui apenas sobressai um aspecto: a fórmula que continua a reunir adeptos junto do público mas que já abandonou a alma e o carinho notórios em Ocean’s 11. No ar ficam duas interrogações. Quanto terá valido o momento em que uma garrafa de Martini ganha protagonismo e o que terá sido preciso fazer para convencer Oprah Winfrey a constituir, ela própria, uma das piadas do filme?”

Estreia hoje nas nossas salas porque parece que o dia feriado não agradou. Daqui a uns dias no prometido Acabo de Ver.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: