Porque é que tem sempre de haver um segundo sentido?

Março 6, 2007 às 9:17 am | Publicado em Cinema, Publicações | 1 Comentário

300.JPG

Ontem lia um artigo do NY Times sobre o novo filme de Zack Snyder, 300, de que já aqui falei e pensava que há uma certa mania da perseguição nas sociedades ocidentais. É cada vez mais difícil ver um filme sem dele se tentar extrair um significado subliminar, metafórico, normalmente referente à esfera política.

Há casos em que isso é gritante, em que é explícita a crítica ou análise e onde é inevitável falar sobre o assunto. Eu própria tenho tendência para o tentar fazer quando acho que é relevante para o decorrer da película. Mas não tem de ser sempre assim e o que me faz uma certa confusão é ver que muitos se esfolam para criar uma metáfora onde ela pode muito bem não existir.

Tendo em conta o perfil dos envolvidos, não me parece que aqui exista algum desses fenómenos, e, portanto, soa-me um pouco absurdo fazer-se uma leitura pormenorizada de 300 como se todo ele tivesse sido construído com base numa leitura política.

Ainda sem ter visto o filme, parece-me que o objectivo é tentar ser-se fiel à graphic novel de Frank Miller e recriar todo o ambiente por ela produzido. Se, no caminho, com as alterações que são necessárias à produção da fita, houve discrepâncias no significado, não julgo que tenham sido adulteradas com uma intenção delineada. Acho que são apenas fruto do esforço de Zack Snyder para adaptar da melhor forma o escrito ao grande ecrã.

Mas não. No Festival de Berlim já se insinuava e, agora, depois da estreia nos EUA, diz-se aqui e ali que Leonidas ou Xerxes podem ser Bush, conforme os ideais dos que o afirmam.

E que tal se Xerxes e Leonidas forem apenas o Imperador Persa e o Rei de Esparta num filme que tenta reconstruir a batalha entre os dois?

Zack Snyder já disse que não teve qualquer intenção de criar este tipo de polémica mas que, se aconteceu, melhor para ele, porque a publicidade, como sempre nestes casos, aumenta exponencialmente. Descontraído e inteligente na resposta, a meu ver.

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Existe pessoal com uma imaginação….tentam pôr significados em tudo. Se se fizer isso na maioria dos filmes existirá sempre algo da realidade que encaixa. Tou ansioso pela estreia de 300, será um filme grandioso, pelo menos visualmente.


Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

