Letters from Iwo Jima: isto é arte, meus amigos!

Fevereiro 17, 2007 às 11:26 am | Publicado em Cinema, Estreias | 2 comentários

letters-from-iwo-jima-2006.jpg

A batalha de Iwo Jima vista do lado japonês. Do lado do inimigo que aqui tem rostos, não é intocável nem tão estereotipado quanto o imaginamos.

Este é “O” filme de guerra. Tinha ficado desiludida com Flags of our fathers pelos insistentes tiros que não davam ao retrato da batalha personificações e pelos flashbacks em quantidade exagerada.

Em Letters from Iwo Jima, somos guiados por um pequeno número de soldados japoneses. Todos têm um rosto, um passado, uma história. Os regressos ao passado acontecem pela memória de cada um deles. É o entendimento perfeito entre o cenário de guerra e a outra vida fora dele.

As imagens são de uma beleza incomparável. De um tom que rodeia o preto e branco mas que prefere optar pela cor esbatida. A realização consegue tocar o extremo da violência repentina e brusca e, de repente, passar para a maior delicadeza do mundo. É poética e tem a cara de Clint Eastwood.

Ele mostrou-nos que nem tudo se resume ao facto de os americanos serem os donos da razão e os japoneses seus inimigos. São adversários com uma cara que também tiveram os seus motivos para seguirem para a guerra.

É um daqueles filmes para se ter na colecção de DVDs e dizer aos netinhos :”pequeno, este foi um grande filme de guerra que a avó viu quando era nova”.

Vou falar mais destas cartas quando, na Segunda-feira, deixar aqui o Acabo de Ver.

Anúncios

2 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ainda não vi todos os filmes de guerra, mas até hoje e sem sobras de dúvidas o melhor que vi foi o : “The Thin Red Line – Barreira Invisível” do Grande Terrence Malick, mas fiquei curioso por ver as cartas de Iwo Jima, haver se o Mr.Clint Eastwood. não me desilude desta vez.

    PS: Excelente blog 😉

  2. Eu vi “As cartas de Iwo Jima” e achei realmente ótimo ,pois é um filme que mostra os soldados japoneses de uma forma diferente (não igual ao filme “Codego de guerra” ,onde os soldados japoneses se mostrm como monstros) ,de uma forma que eles não tinham quase nada e iam para guerra com a certeza que iriam morrer. O filme mostra tambem que de acordo com o ponto de vista dos soldados japoneses os americanos eram monstros. Eu gostei do filme e recomendo ver(eu tambem ver “A conquista da honrra” que é um filme que utiliza cenas do filme “As cartas de Iwo Jima”, sendo um filme mostrndo o lado japones da guerra e outro o lado americano).


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: