Stranger than Fiction: um grande filme escondido atrás de uma má tradução

Fevereiro 8, 2007 às 12:32 am | Publicado em Cinema | Deixe um comentário

1553__stranger_than_fiction_l1.jpg

Contado ninguém acredita. É este o nome português rebuscado sabe-se lá de que mente mais domingueira para traduzir o grande filme que é Stranger than Fiction.

Venho embevecida, meus caros amigos. Durante muitos e bons momentos no filme apercebi-me da presença daquele sorriso estúpido que faço quando estou de tal forma impregnada em alguma coisa que não consigo desviar a atenção. A não ser para me aperceber do sorriso estúpido.

É um argumento que mistura comédia com tragédia de uma forma tão refrescante como Little Miss Sunshine o faz. Cuida a história com um primor mecanicista e constrói meticulosamente as imagens (características metafóricas também presentes no personagem principal). Seguimos o filme como uma criança a ouvir um conto de fadas, só que aqui somos adultos presos a um enredo despretensioso, sem grandes propósitos a não ser o de mostrar a micro-história de Harold Crick (Will Ferrel).

Todos os personagens são mentes deliciosas, todos os actores estão à altura dessas mentes. O melhor são os pormenores: o relógio que rege Harold, os números que o perseguem, os cenários limpos e impecavelmente arrumados, alguns diálogos geniais.

Por favor, olhem para o cartaz sem esquecer este Stranger than Fiction. É tão bom e tão melhor do que algumas estreias muito mais faladas! Vou mandar o entusiasmo dormir e amanhã chamo-o novamente para o Acabo de Ver.

Anúncios

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: