Dogville: a manipulação da dicotomia certo/errado

Janeiro 20, 2007 às 12:52 pm | Publicado em Cinema | 2 comentários

dogville-poster04.jpg

Hoje lembrei-me de Dogville e apeteceu-me falar nele. Porque me apetece e porque me sinto no dever de ter, no meu cantinho bloguístico, uma referência a um dos meus filmes no arquivo cerebral de nome “os melhores de sempre”.

Uma mulher foge da máfia e instala-se numa pequena aldeia onde a acolhem em troca de trabalho. Com o seguimento em troca de muito mais. A aldeia existe apenas nas nossas mentes porque o cenário é o de um palco totalmente a negro apenas com as partes da localidade marcadas no chão (as flores, as casas, a casota do cão). Depois dos primeiros dez minutos já não vemos os desenhos. Passamos a ver a nossa construção da dita aldeia. Todo ele é pura manipulação (no bom sentido). Manipulação do nosso espaço imaginativo e manipulação que nos faz hesitar em escolher entre certo e errado. Balançamos mas, no fim, rendemo-nos ao propósito do realizador: mexer com o espectador de forma a despertar a revolta socialmente reprimida.

Lars Von Trier a mandar, Nicole Kidman em grande, Paul Bettany (que é geralmente pouco reconhecido mas que é um senhor actor) e, lá pelo meio, a histórica Lauren Bacall.

Anúncios

2 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Dogville : Gostei do filme, embora nao esteja no meu “top”. Tal como referiste, a idea do cenário imaginário, onde as personagens giram maçanetas e abrem portas invisíveis foi 1 surpresa qnd vi o filme no cinema. Ao princípio pareceu-me 1 cena de uma peça de teatro e tb pensei se seria 1 cena de um ensaio 🙂 Mas não, dp percebi q era mesmo já o filme.

    O Lars é um bocado cru ao filmar, há q ache cruel mesmo … estou no intermédio. Só sei q a cena final é pesada e qnd vi o filme anterior (Dancer in the Dark) saí do cinema e na boa, estive 1 hora com a voz trémula (é raro! ainda só m acontecu com este filme).

    PS : Sou o Guru_Meditator q apareceu no chat do Markl 🙂

  2. Mais uma lacuna a colmatar.. há sempre tantas.. :S Mas este Dogville sempre me despertou a curiosidade, e agora que me lembrei.. acho que está na hora de o ver. 🙂

    LeStrange


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: